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Não Basta Empreender, Tem que Saber Vender

Você conhece alguma pessoa que teve uma idéia maravilhosa, no entanto, não teve o sucesso esperado? Com certeza, cada um de nós irá apontar vários exemplos. E as estatísticas do SEBRAE sobre a abertura e fechamento de empresas reforça o título acima, segundo o SEBRAE-SP, 62% das empresas fecham após 5 anos de atividade, seja por falta de planejamento, dificuldades nas vendas ou em conseguir crédito nos primeiros meses de vida empresarial.

Como fazer para não virar mais uma vítima nesta triste realidade nacional?

Em primeiro lugar, todo candidato a empreendedor deve trabalhar em um bom planejamento, descrevendo claramente seu produto ou serviço, identificando seu público alvo, quais serão seus concorrentes, qual será sua estratégia de preço, como será a distribuição do seu produto ou serviço e como será o plano de publicidade de propaganda. Criar um plano de negócios estabelecendo o investimento necessário, as despesas recorrentes e a previsão de receita. Tudo isto é fundamental, no entanto, não garante sucesso, para o seu novo empreendimento. Podemos dizer que a chance de um empreendimento dar certo sem planejamento é muito pequena, porém não há garantia de sucesso fazendo o planejamento.

Então como aumentar a chance de sucesso do novo empreendimento?

É necessário que o plano seja colocado em prática e que a receita prevista seja realizada, através da venda dos produtos ou serviços. Geralmente, em um novo empreendimento, somos o vendedor de nosso negócio, portanto, temos que aprender a vender, em primeiro lugar. Depois de atuar por mais de 20 anos em consultoria e treinamento na área de vendas, encontrei no processo de coaching uma forma de desenvolver relacionamentos mais saudáveis com os clientes e aumentar a efetividade da venda. O processo de coaching tem o objetivo de conduzir o cliente para a solução de um problema buscando nele próprio esta solução. Ao aplicar a metodologia, reduzem-se as objeções na venda e aumenta-se o comprometimento do cliente com a solução.

É necessário, portanto, que os novos empreendedores desenvolvam as competências necessárias para este tipo de venda, que incluem: saber ouvir, saber perguntar, falar a língua do cliente, ter empatia e ter a humildade de, realmente, colocar o cliente como o centro da venda. Agindo desta forma, você irá, com certeza, obter os resultados esperados para o seu novo empreendimento.

 

Paulo Gerhardt é autor do livro Coaching de Vendas – Conduza seu Cliente para a Solução e Venda Mais (www.treinar.com.br), onde propõe mudanças de paradigmas na abordagem tradicional de venda para contornar as principais dificuldades, satisfazendo o cliente e vendendo mais.